sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BRASIL: CORREIOS DO BRASIL TEM PROPOSTA DE REFORMULAÇAO

Presidente dos Correios vai apresentar proposta de novo estatuto da empresa
Publicada em 05/01/2011 às 17h26m
Mônica Tavares
BRASÍLIA - O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, vai encaminhar até o fim desta semana a exposição de motivos e a proposta de reforma do estatuto da empresa ao Ministério das Comunicações. Ele se reuniu na tarde desta quarta-feira com o ministro Paulo Bernardo para discutir o assunto.
- Vamos deixar a empresa com uma melhor governança, mais parecida com a Petrobras, com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal principalmente - disse ele.
Com as principais modificações, segundo Pinheiro, os Correios vão ser obrigados a publicar balanço todos os anos até 30 de abril, e o presidente da diretoria executiva deixa de ser o presidente do conselho de administração. Ele acredita que essas medidas deixarão a empresa com maior transparência junto à sociedade e perante o governo.
- Vamos ser a primeira empresa a pôr em prática a eleição de ter um representante dos trabalhadores no conselho de administração, que é uma lei que foi sancionada pelo presidente Lula no dia 28 de dezembro - afirmou.
Wagner Pinheiro descartou a possibilidade de abertura de capital dos Correios:
- Não há esta possibilidade.
Também não haverá qualquer tipo de modificação nas contratações realizadas pelos Correios, porque, segundo o presidente, ela continua sendo uma empresa pública, e por isso as licitações precisam obedecer a Lei 8.666.
Outro ponto importante do estatuto é que autoriza a criação de subsidiárias, mas não está prevista a criação de nenhuma especificamente.
Wagner Pinheiro disse que uma das questões urgentes que vão ser trabalhadas no início de sua gestão é a das franquias, que tiveram seus contratos prorrogados por causa de contestação das licitações que estavam sendo realizadas. A outra é e a do concurso público para a contratação de pessoal, que precisou ser cancelado no ano passado e ter o processo reiniciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário